29 de set. de 2011

Doação de sangue na CDL nesta sexta

Hemocentro de Botucatu realiza coleta de sangue na CDL nesta sexta-feira
 
Acontece nesta sexta-feira, 30 de setembro, uma coleta de sangue na sede da Câmara dos Dirigentes Logistas  (CDL) de Botucatu, das 16 às 20 horas. Estão convidados todos que estiverem bem de saúde e que tinham disponibilidade para a doação. O Hemocentro do Hospital das Clínicas realizará essa coleta com o objetivo de melhorar seu estoque de sangue e também para proporcionar um melhor acesso aos interessados em praticar esaa boa ação.
 

Eadcon/ Fael divulga lista do Enade 2011

A FAEL disponibiliza a relação de alunos concluintes do curso de Pedagogia 2008 selecionados a participar da prova do Enade – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, no dia 06 de novembro de 2011.

A realização do Enade é exigência do Ministério da Educação e que o aluno convocado que não comparecer na data e local determinados pelo MEC não receberá Diploma, uma vez que o referido exame é considerado componente curricular do curso.

O “Questionário do Estudante” e a consulta pública ao “Local da Prova” estarão disponíveis a partir do dia 07 de outubro de 2011 no seguinte endereço do MEC.

Clique aqui para visualizar a lista de alunos convocados para o Enade 2011.

28 de set. de 2011

Botucatu goleia Gramadão na Copa Record

A equipe masculina da Associação Atlética Ferroviária (AAF), representante de Botucatu na Copa Record de Futsal “Série Prata”, venceu mais uma partida. Desta vez, o time botucatuense ganhou de Gramadão por 4 a 1, em jogo realizado no Ginásio Municipal Mário Covas Júnior, no último dia 22.
 
Até o momento, Botucatu fez uma campanha impecável, com três jogos, três vitórias, 13 gols marcados, cinco sofridos, com saldo de oito gols. A equipe de Botucatu é formada pelos atletas: Alessandro de Almeida, Caio Cesar Quini, Caio Santiloni Cury, Cleberson Rodrigo Lopes Gomes Pinheiro, Diego Acerra Calani, Eder Henrique Salomão, Enzo Antonio Lecciolle Paganini, Guilherme Bravim, Guilherme Prado Devide, Israel Farias Noesse, João Antonio Rossetto Araujo, Luan Baptista Lino, Lucas Hyan Costa, Renan Bosco Mattar Barbosa, Thiago Charles Gonçalves e Vinicius Leonardo Castro Machado.

JUBs: definida área de plantio de mudas

O plantio de uma muda de árvore nativa para cada atleta inscrito nos Jogos Universitários de Botucatu deve acontecer no mês de outubro. As informações são da Ativa Comunicação e Eventos, criadora e realizadora da competição universitária oficial do município. A ação é parte do projeto do evento e será permanente.

A área foi escolhida junto com a secretária municipal de Meio Ambiente, Cynthia Zanotto Salvador, e fica no Jardim Aeroporto, próxima à Fatec.  Este ano serão plantadas quase 500 mudas.

27 de set. de 2011

Coordenador Estadual da Defesa Civil ministra palestra sobre prevenção em Botucatu

Palestra ficou tomada na manhã desta terça-feira
O Coronel da Polícia Militar Admir Gervásio Moreira, coordenador Estadual da Defesa Civil e secretário Chefe da Casa Militar do Estado de São Paulo, esteve nesta terá-feira (27) em Botucatu. Na Sala de Teleconferência da Secretaria Municipal de Educação ele ministrou a palestra “Aspectos Preventivos da Defesa Civil”.
O evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Antonio Luiz Caldas Júnior; secretário municipal de Segurança e Direitos Humanos, Dr. Adjair de Campos, Major Jorge Duarte Miguel, Comandante interino do 12º Batalhão da Polícia Militar; Major Marcelo Amaral Oliveira, Subcomandante do 12º Batalhão da Polícia Militar; Tenente Edson Winckler Filho, Comandante do Corpo de Bombeiros; Domingos Chavari Neto, coordenador da Defesa Civil de Botucatu, além de autoridades da Polícia Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tiro de Guerra (TG), secretários municipais e representantes das prefeituras de Botucatu e municípios da região.

Expo-Extensão da Unesp começa nesta quarta-feira

Evento terá palestras, apresentação de trabalhos e apresentação musical com o Trio de Violões do Instituto de Artes da Unesp.


A 2º Expo-Extensão da Unesp de Botucatu, realizada nas dependências da Faculdade de Ciências Agronômicas, acontece nos dias 28 e 29 de setembro de 2011.

Arte auxilia alunos da Unesp a expressarem sentimentos em projetos junto à comunidade

Alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina oferecidos pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) participaram, dia 20 de setembro, da primeira oficina de Arte Educação, voltado para acadêmicos bolsistas dos PETs (Programas Educação pelo Trabalho)-Saúde da Família. Ao todo serão quatro oficinas com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, da Fundunesp- Fundação para o Desenvolvimento da Unesp-, do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da FMB.

Unesp de Botucatu sedia 3° Fórum Brafagri

            Nos dias 3 e 4 de outubro, a Unesp de Botucatu vai sediar a terceira edição do Fórum Brafagri, no Auditório da Zootecnia, na Central de Aulas da Fazenda Lageado. 

O programa Brafagri foi implementado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior para o Brasil (Capes) e pela Direção Geral de Educação e Pesquisa, (DGER), do Ministério da Alimentação, Agricultura e Pesca (MAFF) e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e dos Assuntos Europeus da França (MAE).

O programa tem como objetivo geral promover projetos de cooperação bilateral no âmbito do ensino das Ciências Agrárias, Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária, através do intercâmbio de estudantes e membros do corpo docente, dos estudos comparativos e avaliação de cursos e métodos de ensino nos dois países. Em 2010, a Unesp teve cinco projetos Brafagri aprovados pela Capes.

O programa é importante dentro dos objetivos institucionais de internacionalização da Unesp, pois busca alcançar o duplo diploma, ou seja, permitir que o diploma obtido na instituição brasileira seja validado junto à Comunidade Européia e que o mesmo ocorra no Brasil com os diplomas obtidos em instituições da Europa.

O Fórum Brafagri realizado em Botucatu terá apresentação de projetos, palestras sobre temas como o novo perfil do profissional de ciências agrárias, as mudanças climáticas e reconhecimento de créditos nos cursos superiores de Brasil e França. O evento terá ainda uma reunião técnica com os coordenadores brasileiros de projetos Brafagri e visitas técnicas à Faculdade de Ciências Agronômicas, à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e a empresas agropecuárias e florestais situadas na região de Botucatu.
Mais informações e programação completa pelo site: http://www.unesp.br/brafagri/index.php

Unesp 35 anos, descentralizada e multicâmpus

Há 35 anos, a Lei 952/76, promulgada pelo Governo do Estado de São Paulo, criou a Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – Unesp pela junção de 14 Institutos Isolados de Ensino Superior existentes no Estado, desde fins da década de 1950 e meados da década de 1960, em diferentes regiões do interior paulista. Estava lançado um novo modelo de universidade pública paulista, descentralizada e multicâmpus. Essas características promovem uma significativa interação, de ordem técnica, econômica, social e cultural, da instituição com as regiões onde suas 33 unidades, disseminadas por 23 cidades paulistas, estão inseridas.

Atualmente a Unesp é uma liderança na pesquisa científica nacional. Seus 7.173 trabalhos científicos publicados nos últimos cinco anos em periódicos especializados de reconhecida competência correspondem a 22% da pesquisa produzida no Estado de São Paulo e a 8% do Brasil, segundo dados da Unesco. 

A instituição possui hoje 933 grupos de pesquisa em todas as grandes áreas do conhecimento, com reconhecimento internacional em áreas como nanotecnologia, biologia molecular, cerâmicas, tecnologia de produção agrícola, biotecnologia e biomateriais. Novas frentes vêm sendo desenvolvidas voltadas ao petróleo (pré-sal), estudos do mar, biodiversidade e bioenergia.

Tudo isso é realizado dentro do princípio da autonomia universitária. Estabelecida pelo Governo do Estado de São Paulo a partir da promulgação do Decreto n° 29.598, de 1989, ao envolver aspectos didáticos, científicos, disciplinares e ligados à gestão financeira, patrimonial e administrativa, ela permite à Universidade a liberdade de fazer opções e tomar decisões com responsabilidade

Nestes 35 anos de experiência com autonomia, descentralização e trabalho multidisciplinar na formação das pessoas e na produção, articulação e difusão do conhecimento, a Unesp tem hoje 171 opções de cursos de graduação, muito bem conceituados por diferentes formas de avaliação. Na pós-graduação, por ano, são outorgados 760 doutorados, número superior ao de célebres universidades do exterior, como Berkeley, Califórnia, EUA.

A Unesp hoje tem uma área total de 63 milhões de m2, sendo 780 mil m2 de área construída, 2 mil laboratórios de ensino e pesquisa e 30 bibliotecas, com cerca de 1 milhão de livros. Gerencia cerca de 1.300 projetos de extensão, sendo grande parceira do Estado em programas para a complementação e melhoria na formação de professores, oferecendo cursos de graduação, por meio da Universidade Virtual do Estado de São Paulo  (Univesp) e de especialização, via Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor), além de aprimoramento para o ensino de alunos com deficiências. Seus alunos e professores, voluntariamente, também oferecem curso pré-vestibular para 6 mil jovens de baixa renda da rede estadual do ensino médio, aprovando, aproximadamente, 1.600 alunos, todos os anos, principalmente em universidades públicas.

Reconhecida internacionalmente como a quinta universidade ibero-americana e entre as 200 melhores nos principais rankings mundiais, a Unesp se orgulha, nestes 35 anos, de ser a Universidade pública, gratuita e de excelente qualidade de todo o Estado de São Paulo.

Julio Cezar Durigan, vice-reitor no exercício da reitoria da Unesp, é engenheiro agrônomo, professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Câmpus de Jaboticabal.

Cantos da Cuesta define representantes regionais no Festival Botucanto

Evento, nesta sexta e sábado, reúne artistas de vários municípios da região e terá show com Swami Jr. e Marcelo Pretto, dos Barbatuques
                          
Nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, sexta-feira e sábado, a partir das 20h, no Teatro Municipal de Botucatu, acontece o Cantos da Cuesta, etapa classificatória para a oitava edição do Festival Botucanto, um dos festivais de música popular brasileira mais importantes do país.

            Dentre as vinte e quatro canções que serão apresentadas nas duas noites do ‘Cantos da Cuesta’, os jurados escolherão quatro para representarem a região na fase nacional do Festival Botucanto, que acontece no Espaço Cultural “Dr.Antonio Gabriel Marão”, de 6 a 8 de outubro.

            Além das canções concorrentes, a primeira noite do Cantos da Cuesta será encerrada com o show da dupla botucatuense Aléssio Di Pascucci e Dael Vasques.
            No sábado, após a apresentação das canções concorrentes, sobe ao palco o compositor paranaense Silvio Mansani, que apresenta as sofisticadas composições do seu novo trabalho, intitulado “Outras Pessoas”, um dos vencedores do Prêmio Botucanto 2011.
            O Cantos da Cuesta será encerrado por um show que reúne dois grandes talentos da música brasileira, o multi-instrumentista Swami Jr. e o cantor Marcelo Pretto.
            Swami Jr. já gravou e se apresentou com grandes nomes da música brasileira e internacional como Chico César, Maria Bethânia, Zélia Duncan, Vanessa da Mata, Rita Lee, Zeca Baleiro e Tom Zé, e a cantora cubana Omara Portuondo. Marcelo Pretto participa do grupo Barbatuques e recebeu o prêmio de melhor intérprete no Festival da Cultura, em 2005.
            As canções concorrentes do Cantos da Cuesta, na ordem de apresentação, são:

DIA 30 DE SETEMBRO


1.    PERMITA (PARANAPANEMA)
LETRA E MÚSICA NANDO FRANCO
INTÉRPRETE NANDO FRANCO

2.    LUA MINGUANTE (BOTUCATU)
LETRA E MÚSICA PITECO (PETER MOREIRA)
INTÉRPRETE NO MAIS, GERAIS

3.    TODOS OS OLHOS DE TOM ZÉ (BARRA BONITA)
LETRA E MÚSICA WANDER BÊH
INTÉRPRETE WANDER BÊH

4.    O QUE EU QUERO (AVARÉ)
LETRA E MÚSICA RONALDO PERES
INTÉRPRETE CLÃ DESTINOS

5.    INQUILINO DE DEUS  (BOTUCATU)
LETRA E MÚSICA BATISTA DOS SANTOS
INTÉRPRETES MICHELE E KAROLINE

6.    MADEIRA (BAURU)
LETRA E MÚSICA JOSE ANTONIO BITTENCOURT (BITENKA)
INTÉRPETE  BITENKA BITTENCOURT

7.    A COR (BAURU)
LETRA E LÉO ZÉ RIBEIRO & YVES SOUZEDO MÚSICA LÉO ZÉ RIBEIRO &NÁ TEBET
INTÉRPRETE FERNANDA YASSUDA

8.    DEPOIS DAS DEZ (BOTUCATU)
LETRA E MÚSICA LUCAS IESSI, RENATA BRAGA, CACAU BRAGA, TETÊ BRAGA E CARIMEPINHATTI
INTÉRPETE  BANDA HAI KAI

9.    FERA (BOTUCATU)
LETRA E MÚSICA SOLANGE RIVAS (LETRA), ARNANDO SILVA (MÚSICA)
INTÉRPRETE ARNALDO SILVA

10.    A VIDA A DECANTAR (BOTUCATU)
LETRA E MÚSICA FERNANDO VASQUES
INTÉRPRETE FERNANDO VASQUES

11.    ÁGUAS CALMAS (BOTUCATU)
LETRA DE PEDRO IVO MÚSICA BANDA TRIBO DO SOL
INTÉRPRETE TRIBO DO SOL

12.    ISADORA (SÃO MANUEL)
LETRA E MÚSICA RENAN PIOVAN
INTÉRPRETE BANDA HARVEY

DIA 01 DE OUTUBRO
1.    SORRISO FLOR (LENÇÓIS PAULISTA)
LETRA E MÚSICA JOÃO PAULO FIORAVANTE
INTÉRPRETE JOÃO PAULO FIORAVANTE

2.    O NOME DELA (BOTUCATU)
LETRA E MÚSICA GUSTAVO PRAFRENTE
INTÉRPRETE GUSTAVO PRAFRENTE

3.    NINGUÉM PRA TRÁS (BAURU)
LETRA E MÚSICA LOUISE RIBEIRO LEME E LUCAS VIANNA COTTING
INTÉRPRETES BANDA L’S

4.    DESEJO (BOTUCATU)
LETRA E MÚSICA ALE DI PASCUCCI & DAEL VASQUES
INTÉRPRETES ALE DI PASCUCCI & DAEL VASQUES

5.    LUGAR CERTO, HORA ERRADA (BOTUCATU)
LETRA E MÚSICA ADRIANO CALORE PINTON
INTÉRPRETE BANDA HOLDANA

6.    ORAÇÃO DA MÃE CEGA (BOTUCATU)
LETRA E MÚSICA LEDA GALVÃO
INTÉRPRETE BIA FREIRE

7.    MARÉS (AVARÉ)
LETRA E MÚSICA KLEBER & FLORES
INTÉRPRETE DOIS DO BREJO

8.    JUVENAL COMETA (AVARÉ)
LETRA E MÚSICA CLAUDIO GUERRA
INTÉRPETE  VANESSA REIS

9.    CARTAS, VIOLA E CANÇÃO (AVARÉ)
LETRA E MÚSICA EDDIE SABINO
INTÉRPRETE EDDIE SABINO

10.    QUANDO VOCÊ VOLTAR (BAURU)
LETRA E MÚSICA LEONARD H. C. PEREIRA
INTÉRPRETE BANDA SUPERSÔNICA

11.    MARESIA (BOTUCATU)
LETRA E MÚSICA ALÊ MOREIRA
INTÉRPRETE ALÊ MOREIRA

12.    ÁGUA DE MORINGA (BOTUCATU)
AUTORES MARCOS LOMBARDI & RUBENS BRITO
INTÉRPRETES RUBENS BRITO, ARNALDO SILVA E RICARDO ROMERO

26 de set. de 2011

Kung Fu leva grande delegacia a torneios

Shaolin Botucatu levará sua maior delegação para torneios de kung fu em Valinhos
A academia Shaolin Kung Fu de Botucatu participa, no próximo dia 1º de outubro, de dois importantes torneios da modalidade no interior paulista: o Campeonato Paulista Shaolin do Norte e o Shaolin Fest Kids- campeonato de demonstração para atletas até 14 anos. Essas disputas ocorrem em Valinhos (SP), nas dependências da Academia Shaolin de Kung Fu, na mesma cidade.

23 de set. de 2011

Mórmons abrem nova igreja para visitação

Na noite de terça-feira dia 20 de setembro, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida como Mórmons, deu abertura ao evento chamado “Casa Aberta”, que tem por objetivo receber a população de Botucatu e região para conhecer o novo edifício que foi construído na Rua Cardoso de Almeida, 2000, bairro Lavapés em Botucatu.

No primeiro dia da visitação pública, o evento contou com as presenças do prefeito Municipal de Botucatu, João Cury Neto, o vereador Lelo Pagani, o diretor da Rádio Clube, Ferdinando Cesar Lunardi, entre outras autoridades e o público em geral.

JCC conhece a Expedição Flutuador

Na manhã da última quarta-feira, dia 21setembro, os alunos da Escola Estadual Américo Virgínio Dos Santos, Rafael, Talita e Jaqueline acompanhados dos policiais militares Pontes e Tiburcio foram ao Rio Bonito para encontrar a expedição do Flutuador.

A visita faz parte da atividade do programa educacional da Polícia Militar,  JCC - Jovens Construindo a Cidadania, que além de abordar assuntos como drogas, violência e cidadania também trabalha a questão ambiental. 

22 de set. de 2011

Mulheres ganham dia de beleza em projeto social


As adolescentes mães e gestantes assistidas pelo grupo “Amor e Afeto”, da Secretaria Municipal de Assistência Social, ganharam na última quarta-feira (21), uma tarde de beleza.

A atividade foi realizada no Núcleo da Assistência Social Integrado de Atenção Social Básica pelas voluntárias Luciana e Maria Ismar. Elas fazem parte da “oficina de beleza” do projeto de geração de emprego e renda “Criadores Solidários”, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade (FSS), em parceira com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Pacto para reduzir acidentes em 50%

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Transporte (Semutran), realizou na noite da última quarta-feira (21), o lançamento Campanha de Trânsito no Município. Neste ano o tema é “Década de Ação para a Segurança Viária”, elaborado na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em março de 2010, no qual compromete os países signatários da resolução, entre eles o Brasil, a desenvolverem nos próximos dez anos ações concretas para a redução em 50% do número de feridos e mortes causadas no trânsito.

Antigo ARE passará por reformas

A Secretaria Municipal de Saúde deverá iniciar na próxima segunda-feira (26), a reforma do piso inferior do antigo ARE (Ambulatório Regional de Especialidades), onde deverá funcionar o Espaço Saúde “Professora Cecília Magaldi”, na Avenida Santana, região central da Cidade.

Cirurgia do quadril gera prêmio para professor

Professor da Medicina/Unesp tem trabalho premiado entre os quatro melhores do Congresso Brasileiro de Quadril
 
O professor do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), Gilberto Cação, teve um trabalho premiado entre os quatro melhores do 14º Congresso Brasileiro de Quadril, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril. O encontro foi realizado entre os dias 7 e 10 de setembro, em Foz do Iguaçu.

Médica é destaque em congresso internacional

Médica da Unesp Botucatu tem trabalho selecionado para congresso internacional de Neurofisiologia
 
A médica residente Aline Souza Marques da Silva, da Disciplina de Neurologia da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) teve um trabalho escolhido entre os 10 estudos brasileiros que serão apresentados durante o “Neurofisiologia 2011”, que abrangerá também uma reunião do Congresso Latinoamericano de Neurofisiologia. O evento será realizado entre os dias 24 e 27 de outubro em Punta del Leste – Uruguai.

Ambulâncias podem ser multadas

Administração do Campus da Unesp Botucatu e Polícia Militar se unem para coibir parada irregular de ambulâncias
 
Representantes da Administração Geral do Câmpus de Rubião Júnior da Unesp e Polícia Militar reuniram-se na manhã dessa quarta-feira, 21 de setembro, com motoristas de ambulâncias e ônibus de transportes de passageiros que se utilizam dos serviços do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).

Mostra gastronômica em Botucatu


A Subsecretaria de Turismo realizou na manhã desta quarta-feira [21] o sorteio da viagem de cinco dias para o Nordeste com direito a um acompanhante, válido pela primeira Mostra Gastronômica de Botucatu. O grande ganhador foi Celso Guerra Jacinto.  O pacote inclui passagem aérea (ida e volta); translado de chegada e saída; e quatro noites de hospedagem com café da manhã incluso.

Botucatu assina construção de casas


O prefeito João Cury Neto assinou na manhã desta quarta-feira (21) o termo de adesão que permite ao município de Botucatu ser contemplado com a construção de novos conjuntos habitacionais através do Programa Minha Casa Minha Vida 2. A assinatura contou com as presenças do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Geraldo Machado Oliveira; do gerente da agência Botucatu, José Carlos Broto; do secretário municipal de Habitação, Edson Bertani e do secretário municipal de Negócios Jurídicos, Antonio Henrique Nicolosi Garcia.

Observação de aves na Fazenda Lageado


Projeto de extensão oferece visitas monitoradas a interessados em conhecer os pássaros da região.
 

Pelo terceiro ano consecutivo, a Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu promoverá visitas monitoradas para a observação da rica avifauna presente na Fazenda Lageado. O projeto de extensão universitária “Temporada de Observação de Aves do Lageado” é uma iniciativa do Laboratório de Conservação da Natureza da FCA, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp (Proex) e da Supervisão das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Produção da FCA.

            As visitas acontecerão às quartas-feiras, às 16h e aos sábados, às 8h, em grupos de até cinco pessoas. Coordenado pela professora Renata Cristina Batista Fonseca, professora do Departamento de Recursos Naturais da FCA, o projeto conta com a monitoria de Rodrigo Navarro Argentin, aluno do quarto ano de Engenharia Florestal da FCA.

Homem é resgatado após morar seis meses em rio

A Guarda Civil Municipal - GCM de Botucatu (SP), após denúncias, resgatou um homem que estava morando há seis meses na beira do ribeirão Tanquinho, perto do Centro.

Segundo a GCM, o homem é de Santa América (PR) e estava morando nesse local, pois não tinha onde ficar.

Adriano A., de 33 anos, foi levado ao Projeto Camim (antigo albergue) onde ficou aos cuidados da equipe de fncionários e os assistentes sociais.

Mais qauatro pessoas que estavam pelas praças da Cidade foram levadas ao Camim.

Swami Jr. e Marcelo Pretto fazem show no Cantos da Cuesta

O encontro entre o arranjador, compositor e multi-instrumentista Swami Jr. com o talentosíssimo intérprete Marcelo Pretto poderá ser conferido de perto pelo público botucatuense, em 01 de outubro, segunda noite do Cantos da Cuesta, etapa regional do Festival Botucanto.
Marcelo Pretto é cantor autodidata, ator e arte-educador. Participa do grupo Barbatuques e é membro fundador do experiente grupo “A Barca”, que pesquisa há cerca de 12 anos músicas da cultura popular brasileira. Desde 2000, ministra oficinas de musicalização no Brasil e na França. Foi finalista do Prêmio Visa em 2002 e no Festival da Cultura recebeu o prêmio de melhor intérprete em 2005.

21 de set. de 2011

Lageado recebe encontro de corais da Unesp

Coral da Unesp de Botucatu
No próximo sábado, dia 24 de setembro, a partir das 17h30, o auditório da Faculdade de Ciências Agronômicas, na Fazenda Experimental Lageado, recebe a XXIV edição regional do Encontro de Corais da Unesp.

Participarão do evento os corais das unidades da Unesp de Araraquara e Rio Claro (regente José Ricardo Godoy Ocampos), Franca e Jaboticabal (regente Cristina Emboaba) e Bauru e Botucatu (regente Irandi Fernando Daroz), num total de 120 coralistas.

Floresta imortaliza Irmãos Villas Boas

Chris Flores, apresentadora e embaixadora do ano das florestas
“Nós trouxemos a notícia de que eles (os índios) constituem uma sociedade mais tranquila, alegre. Ali, ninguém manda em ninguém. O velho é o dono da história, o índio o dono da aldeia, e a criança dona do mundo”. As palavras de Orlando Villas Bôas, agora estão marcadas para sempre em Botucatu, na placa de madeira que demarca a Floresta Irmãos Villas Boas, localizada junto à Escola do Meio Ambiente (EMA).

Rugolo é o novo vice diretor-presidente da Famesp

Após a confirmação como Organização Social de Saúde (OSS), a Fundação para o Desenvolvimento Médico Hospitalar (Famesp) elegeu, na tarde dessa terça-feira, 20 de setembro, o professor Antonio Rugolo Junior como o novo vice diretor-presidente da entidade pelos próximos dois anos. A data de posse ainda não foi definida.

Vinculado à Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), Rugolo substitui o atual vice-presidente da fundação, Shoiti Kobayasi, que continuará sendo gerente do Departamento de Planejamento, Infra-Estrutura e Saúde Ambiental da Famesp, cargo que acumulava desde 2010.

20 de set. de 2011

Botucatu perde o radialista Elias Francisco

A Câmara Municipal de Botucatu informa e lamenta o falecimento do radialista e ex-vereador Elias Francisco Ferreira, aos 75 anos de idade. Sua morte foi confirmada manhã de terça-feira (20).

Elias Francisco Ferreira foi eleito vereador em Botucatu por dois mandatos distintos: 1977 a 1982 e 1983 a 1988. Nesse período, foi considerado um político atuante e combativo, com participação em diversas proposituras e projetos de Lei. Sua última disputa eleitoral ocorreu em 2000. Na oportunidade, recebeu 300 votos.

Flutuador vai avaliar Tietê em Botucatu

O flutuador, um medidor do nível de oxigênio que é usado pela Rede Globo-SP e que avalia os rios do Estado, passa nesta quarta-feira (21/9) pelo Complexo Turístico do Rio Bonito, em Botucatu.

O aparelho será usado nesse trecho que é de banho para frentadores e poderá dar uma noção da limpeza do rio.

Em seguida a análise deve seguir para a represa de Barra Bonita onde também haverá essa medição.

Em São Paulo, alguns trechos tinham índice de 0,01 - o que equivale ao esgoto que tomando conta de vários pontos.

Dia da Árvore terá plantio no Lageado

Plantio de mudas nativas acontece no Portal da Trilha Ecológica da Fazenda Experimental Lageado.

 A Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu, preparou uma atividade especial relativa ao Dia da Árvore, celebrado nesta quarta-feira, dia 21 de setembro.

Servidores, professores e estudantes, incluindo a os integrantes do projeto Casa da Natureza, participarão de um plantio de mudas nativas, realizado no Portal da Trilha Ecológica da Fazenda Experimental Lageado, na tarde dessa quarta-feira.

O plantio também terá a participação da presidente do Rotary Club Bons Ares, Emília Dota e de Marco Antonio Colenci, governador do Rotary Club distrito 4310, além de representantes desse clube de serviço. 

Para o professor Valdemir Rodrigues, do Departamento de Recursos Naturais da FCA, celebrar a data é importante pois as árvores proporcionam importantes serviços ambientais com benefícios diretos à sociedade e ao meio ambiente. “Tanto no meio urbano como na floresta, suas funções são de extrema importância para a sociedade. As árvores atuam no processo de regularização do lençol freático e produção de água nas fontes e nascentes, além da liberação de oxigênio no processo de fotossíntese, conservam a biodiversidade e sequestram carbono da atmosfera. Asseguram uma estabilidade ecológica e hidrológica em todos os ecossistemas, portanto, são essenciais na manutenção da vida no planeta Terra”.

O professor Valdemir faz questão de convidar toda a comunidade da FCA para participar do plantio. Os participantes se reunirão na Casa da Natureza e às 16h seguirão para a Trilha Ecológica da Fazenda Lageado. “O plantio de uma árvore é um gesto de amor à natureza,  uma demonstração simples, mas eficaz no processo de sensibilização e conscientização ambiental da comunidade”.

Ouro e bronze no Paulista de Judô Aspirante

Ariane Vitoriano e Natalia de Moura - Paulista Aspirante
Botucatu foi novamente bem representada pela Associação de Judô Mata Sugizaki e Sesi, desta vez no Campeonato Paulista da classe Aspirante, realizado no último sábado, dia 17, no Ginásio Poliesportivo do Ibirapuera, em São Paulo. A competição reuniu cerca de 900 atletas, os melhores das categorias mirim, pré-juvenil, juvenil e adulto no Estado de São Paulo.

Na oportunidade, Natália de Moura Santos, que havia sido ouro no último Estadual do Interior, em Fernandópolis, desta vez, no Paulista, ficou com o bronze na categoria pré-juvenil/meio pesado. Por outro lado, Ariane Vitoriano Pereira, na categoria adulto/ligeiro, que havia conquistado a prata no Estadual do Interior, desta vez teve um desempenho ainda melhor e trouxe para Botucatu a medalha dourada.

19 de set. de 2011

Qualidade e diversidade musical marcam o Prêmio Botucanto 2011

Babi Jaques e os Sicilianos
                Além das músicas concorrentes e dos shows de Zé Geraldo, Tiê e João Bosco, o Festival Botucanto, que acontece de 6 a 8 de outubro, vai apresentar ótimas atrações para todos os gostos musicais na mostra denominada Prêmio Botucanto.
                O Prêmio Botucanto é uma mostra musical não competitiva em que atrações, selecionadas através de edital, apresentam shows de 30 minutos durante a programação do Festival. Os artistas escolhidos pela comissão organizadora do evento têm como característica comum a qualidade de seu trabalho musical. “São propostas muito diferentes entre si. Tem rock, experimentalismo e MPB tradicional. Mas todos são trabalhos maduros que devem agradar em cheio o exigente público do Botucanto”, analisa Osni Ribeiro, secretario municipal de Cultura de Botucatu.
                Os dois primeiros shows do Prêmio Botucanto acontecem já no Cantos da Cuesta, etapa regional do Festival que acontece no Teatro Municipal de Botucatu. No dia 30 de setembro tocam os botucatuenses Aléssio di Pascucci e Dael Vasques, vencedores da etapa regional do Botucanto no ano passado. 

No segundo dia do Cantos da Cuesta, dia 01 de outubro, o show é do paranaense Sílvio Mansani. Participante de vários festivais pelo Brasil, Mansani é educador musical formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Em Botucatu vai apresentar seu terceiro trabalho, o recém-lançando EP digital “Outras pessoas”, que tem participação especial de Chico Saraiva e Daniel Murray com arranjos e produção de André Mehmari.
Lula Barbosa
Já no dia 06 de outubro, na primeira eliminatória nacional do Festival Botucanto, o grupo Babi Jaques e os Sicilianos toca antes do mineiro Zé Geraldo. Formada em Recife, a banda faz um rock´n roll melódico e vigoroso, recheado de referências musicais e visuais. A vocalista Babi Jaques é uma daz vozes mais interessantes da cena do rock independente da atualidade.
No dia 07 de outubro, antes da apresentação da cantora Tiê, é a vez da Filarmônica de Pasárgada subir ao palco do Festival. Formada por alunos do Departamento de Música da USP, a banda participou com destaque de edições anteriores do Botucanto, onde venceu o Prêmio de Melhor Arranjo em 2009, e da Fampop de Avaré, em 2011 quando venceu a categoria Aclamação Popular. Os arranjos ousados e as letras criativas e bem humoradas são as principais características da banda.
Filarmônica de Pasárgada
Na finalíssima do evento, dia 08 de outubro, antes da apresentação de João Bosco, o Botucanto apresenta o cantor e compositor Lula Barbosa. Na estrada desde o início dos anos 70, Lula Barbosa é um veteranos dos festivais de música. Suas participações mais importantes foram no Festival dos Festivais em 1985 com “Mira Ira” (2º lugar e melhor arranjo) e no último Festival da Rede Globo, em 2000, com “Brincos” (prêmio de aclamação popular).
 Tem mais de 500 composições gravadas por nomes como Roberto Carlos, Fábio Jr., Altemar Dutra, Olodum, Jair Rodrigues, Sérgio Reis, grupo Tarancón, além de intérpretes de países como México, Itália e Espanha.
Na apresentação no Botucanto, Lula Barbosa deve ser acompanhado pelo guitarrista Natan Marques, que tocou com Elis Regina e Renato Teixeira, e o violonista Cássio Poletto que gravou com Jorge Benjor e Renato Teixeira, entre outros.

Capa do Diário da Serra desta terça-feira

Capa do Jornal Diário da Serra de terça-feira, 20 de setembro de 2011.

Evento sobre iniciação científica reúne alunos de Botucatu

1ª Fase do Congresso de Iniciação Científica da Unesp reúne dezenas de alunos no IBB e FM de Botucatu
 
A inserção dos estudantes de graduação no mundo da pesquisa foi o tema que mobilizou professores, pesquisadores e alunos durante a primeira fase do 23º Congresso de Iniciação Científica da Unesp (CIC), que ocorre dias 19 e 20 de setembro, no Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) e Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB). A abertura dos trabalhos contou com uma palestra da pró-reitora de Pesquisa da universidade, professora Maria José Soares Mendes Giannini.

Medicina complementar é tema de congresso

Mais frequente nos serviços de assistência em saúde, o uso da acupuntura e homeopatia, além de outras práticas complementares tem despertado cada vez mais atenção de especialistas da medicina. Para debater os avanços e estudos nessas áreas, a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (HCMB), sediaram, de 16 a 18 de setembro, o 1º Congresso Médico Acadêmico de Acupuntura e Homeopatia da FMB/Unesp.

Estrada Ítalo Bacchi é interditada para recape

Cerca de 500 metros da Estrada José Ítalo Bacchi, de acesso ao Cemitério Jardim e Fatec, em Botucatu, está recebendo recape asfáltico.

O local está impedido durante as obras realizadas pela empresa Singular de São Paulo. A interdição fica junto à rodovia Gastão Dal Farra e os demais trechos estão com trânsito normal.

O trecho deve ficar impedido por 10 dias e os motoristas devem ficar atentos.

AAB estreia sábado no Paulista do Interior

A equipe Sub-20 da Associação Atlética Botucatuense (AAB/Prefeitura) estreia nesse sábado, dia 24, no Campeonato Paulista do Interior, competição promovida pela Federação Paulista de Futsal. A AAB vai jogar fora de casa contra o Uniara de Araraquara às 20 horas.

Ensino Fundamental recebe inscrições

As escolas de Ensino Fundamental 1 e 2 [primeiro ao nono ano] de Botucatu recebem até o próximo dia 30 de setembro matrículas antecipadas para o ano letivo de 2012, exclusivamente de alunos que não fazem parte da Rede Pública Municipal ou estão fora de qualquer estabelecimento educacional. A confirmação deve ser feita diretamente na unidade educacional mais próxima da residência da criança. Basta levar Certidão de Nascimento, foto 3x4 e um comprovante de endereço.

FMVZ compra aparelho de 172 mil dólares

Aparelho, avaliado em 172 mil dólares, foi adquirido através do “Programa Equipamento Multiusuários” da Fapesp.
 Através de uma iniciativa coordenada pela professora Renée Laufer Amorim, do Departamento de Clínica Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, a Unesp de Botucatu passa a contar com um sistema de microdissecção para isolamento de células, componentes de organelas e organismos.

PMs participam de curso em SP


O presidente da Câmara Municipal de Botucatu, vereador Curumim (PSDB), participou da formatura do curso de Cinotecnia da Polícia Militar. A cerimônia ocorreu na sexta-feira (16), na cidade de São Paulo.

16 de set. de 2011

Idosos ganharão tarde de beleza

Na próxima segunda-feira (19), a partir das 14 horas, os idosos assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região Sul da Cidade irão ganhar uma tarde de beleza.
A atividade antecipa as comemorações da “Semana do Idoso” e será realizada em parceria com profissionais voluntários de salões de beleza de Botucatu com o apoio dos adolescentes do projeto Pró-jovem.


A arte da pintura é usada contra doença

Através das cores uma descoberta de si mesmo e a possibilidade de descobrir novos horizontes quando se lida com a doença. É assim que a Associação Botucatuense de Assistência ao Hipertenso (ABAH), com apoio da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) e Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar) iniciou trabalho voltado à Arteterapia.

Direcionado a pacientes do setor de Diálise e Hemodiálise do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), servidores Unesp e Famesp e alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem, a iniciativa pretende auxiliar na busca pela qualidade de vida através da arte. Todas as atividades são coordenadas pela pedagoga e especialista em psicologia transpessoal Maria de Cássia Alvarenga.

Professor da FMVZ no salão da fama da avicultura

Homenagem ao professor Ariel Antonio Mendes aconteceu durante o Congresso Latino-Americano de Avicultura 2011, realizado na Argentina.

O professor aposentado da FMVZ, Ariel Antônio Mendes, foi homenageado e passou a fazer parte do Salão da Fama da Avicultura Latino-Americana, em cerimônia realizada dia 8 de setembro durante o Congresso Latino-Americano de Avicultura 2011, em Buenos Aires, Argentina.

AAB dá aulas de futsal em escolas públicas

O Departamento de Futsal da Associação Atlética Botucatuense [AAB] iniciou nesta quinta-feira, dia 15, as aulas do projeto “Criança na Escola, Criança no Esporte” na Escola Américo Virgílio dos Santos (Cecap). Cerca de 30 crianças com idade entre 8 e 10 anos participaram de um treinamento de futsal comandado pelo técnico da equipe Sub-20 da AAB, Gildinho.

Também participaram das atividades os jogadores Felipe, Douglas, Bruninho e Igor, além do preparador físico Juninho e do gerente de esportes do clube, Carlinhos Duarte. Nesta sexta-feira, dia 16, é a vez da Escola Municipal Raimundo Cintra [Vitoriana], a partir das 14 horas, receber as atividades.

15 de set. de 2011

Unesp descobre 90 casos de traucoma

Em nova ação integrante do Projeto Tracoma em Botucatu, cujos resultados foram apresentados dia 13 de setembro pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), em parceria com as Secretarias de Estado e Municipal de Saúde, constatou 90 casos positivos da doença- que pode levar à cegueira- em crianças da Rede Municipal de Ensino e familiares.

Cidade pode ter ‘Dia de Luta pela Educação Inclusiva’

Vereador Carlos Trigo propõe data para fomentar o debate sobre o tema


O vereador Carlos Trigo (PT) vai propor a inclusão de um dia especial para discussão sobre Educação Inclusiva no Calendário Oficial de Município. O projeto já está no Departamento Jurídico da Câmara Municipal de Botucatu para análise técnica.


De acordo com o parlamentar, trata-se do ‘Dia de Luta pela Educação Inclusiva’, programado para ser comemorado, anualmente, no dia 14 de abril – aniversário oficial de Botucatu.


Para o vereador Carlos Trigo, o objetivo da iniciativa é o de fomentar o debate sobre o tema, incluindo-o na agenda de discussão do Município. “Com isso, a intenção é que sejam garantidas conquistas e maior atenção para a questão, sugerindo ações concretas, visando desenvolver ainda mais a inclusão da pessoa com deficiência”, argumenta.

Feira do Livro recebe Fernando Carraro


Dando sequencia na programação da décima edição da Feira do Livro de Botucatu, a atração desta quarta-feira [14] foi o escritor Fernando Carraro, autor de vários livros infantis como “Amigos da Amazônia”; “O Catador de Papel” e “A água do Planeta Azul”.



O escritor trouxe no período da manhã uma palestra para professores, coordenadores e diretores das escolas municipais com o tema “Concerto de leitura”, que explicava a importância da arte de incentivar o gosto nos alunos pelo hábito de ler. “O texto simplesmente escrito pode agradar ou não, devido à ênfase que o professor vai dar a ele”, argumenta.

Alvorada da Barra recebe melhorias

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Obras, tem realizado nesta semana serviços básicos de infraestrutura em ruas do bairro rural Alvorada da Barra Bonita, que tem entrada localizada às margens da Rodovia Geraldo Pereira de Barros, próximo à ponte do Jaú.

Professor ganha prêmio por prevenção ao suicídio

O psiquiatra José Manoel Bertolote é da Unesp de Botucatu
O médico psiquiatra e professor da Faculdade de Medicina da Unesp (câmpus de Botucatu), José Manoel Bertolote, foi escolhido para receber, dia 16 de setembro, em Pequim, China, um prêmio da International Association for Suicide Prevention (IASP), como forma de reconhecimento pelos trabalhos que tem realizado na prevenção do suicídio. A honraria, entregue a cada quatro anos e a qual concorrem especialistas do mundo todo, é a mais importante da área.


Professor Bertolote foi indicado ao prêmio pela contribuição de seus trabalhos na prevenção do suicídio nacional e internacionalmente. É a primeira vez que um cientista latino-americano é contemplado. “Esse prêmio é o reconhecimento por um trabalho que, acreditam os membros da comissão que outorgou o prêmio, mudou a forma de se fazer prevenção ao suicídio no mundo todo”, disse.

14 de set. de 2011

Botucanto divulga canções e prêmios selecionados

A comissão organizadora do Festival Botucanto definiu a relação das dezesseis canções que, juntamente com as quatro canções selecionadas na fase regional do evento, serão apresentadas nas eliminatórias nacionais realizadas nos dias 6 e 7 de outubro, no Espaço Cultural “Dr.Antonio Gabriel Marão” em Botucatu.

Maurício de Sousa escreve história de Botucatu


O cartunista Maurício de Sousa foi a grande atração desta terça-feira (13) da décima edição da Feira do Livro de Botucatu que está sendo realizada nas dependências da Associação Atlética Ferroviária [AAF].

Durante a tarde, Maurício deu autógrafos para alunos de escolas municipais e particulares as revistas do “Almanaque Saiba Mais Botucatu”, um projeto pioneiro do cartunista. No gibi os personagens da Turma da Mônica entram em cena para ensinar, de forma lúdica e pedagógica, a história de Botucatu. Ainda na parte da tarde, o cartunista também atendeu toda imprensa local.

Botucatu vai homenagear os Irmãos Villas Boas

Botucatu se prepara para fazer uma justa homenagem aos maiores indigenistas e sertanistas brasileiros: os irmãos Orlando, Cláudio, Leonardo e Álvaro Villas Boas. Na próxima sexta-feira (16), às 14 horas, a Prefeitura realizará a cerimônia que denominará de Floresta Municipal “Irmãos Villas Boas” a área de pouco mais de oito hectares, localizada junto a Escola do Meio Ambiente (EMA), que foi cedida ao Município pelo Governo do Estado em 1984, na primeira gestão do prefeito Jamil Cury.
  

9 de set. de 2011

Médicos passarão por treinamento sobre comunicação de más notícias

Relatar ao paciente uma doença complexa ou a morte de um ente querido é uma tarefa simples aos profissionais de saúde. Para aprimorar os médicos residentes que realizam treinamento nos programas oferecidos pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), a instituição realiza, nos meses de outubro e setembro, Programa de Educação Continuada em Comunicação de Más Notícias.

Nadadores da AAF conquistam 11 medalhas no Gran de Bauru

Novamente, os nadadoreas da Associação Atlética Ferroviária (AAF) de Botucatu se destacaram nas piscinas da região. Desta vez, foram conquistadas 11 medalhas na 5ª etapa do Torneio Gran (Grupo Regional de Apoio a Natação), realizada no último dia 27 de agosto, na cidade de Bauru-SP. No total, os atletas trouxeram para casa uma medalha de ouro, cinco medalhas de prata e cinco de
bronze.

Artigo: 12º Batalhão é prata no prêmio Paulista de Qualidade

Mais uma conquista importante para nossa cidade: o 12º BPM/I foi
agraciado com o Prêmio Paulista de Qualidade e Gestão, em grau prata, conferido
pelo Instituto Paulista de Excelência da Gestão - IPEG. Trata-se de reconhecimento
oficial pelo bom desempenho administrativo e operacional da Unidade Policial
Militar em nosso município.

Enfermagem da Unesp é curso de 5 estrelas

Curso de Enfermagem da Unesp-Botucatu recebe novamente 5 estrelas pelo Guia do Estudante
Pelo quarto ano consecutivo, o curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) foi premiado com 5 estrelas pelo Guia do Estudante, da Editora Abril. A classificação é considerada “excelente”, segundo os critérios da publicação.

É um prêmio anual, que teve início em 2005 e neste ano chega a 21ª edição. Tem por objetivo identificar, valorizar e difundir as melhores instituições de ensino superior do país.